sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Palácio da Cidade ou do Eduardo Paes?

No dia 04/07/09, tive a “iluminada” idéia de escrever no portal Palácio da Cidade, na parte Gabinete Interativo – Você de olho no Rio.  Segue a mensagem: “Avanços de sinal e bandalhas freqüentes na altura do Corpo de Bombeiros de Benfica, às 6hs da manhã e a partir das 20hs. Perigo para todos. Oliveira | 04/07/2009”. Problema resolvido? Negativo! Tudo na mesma.


As mensagens que recebem o “aval” (de quem?) para serem publicadas muitas vezes são elogiosas ao prefeito, reforçando aquela imagem que o portal quer construir de indivíduo de realizações e mentor das transformações. “Prefeito, busca as olimpiadas pra gente.” “Parabens Prefeito. Há muito não se via uma integração nos 3 Governos. Ganha a União, Ganha o Estado, e Ganha o Rio. Este é o nosso CARA! ...” “Prefeito, não se esqueça de combater a poluição visual, que destruiu Copacabana, por exemplo, com letreiros em demasia.” São algumas das muitas encontradas neste espaço. Tentem escrever sobre aspectos negativos e esperem sentados, com muita “paciência”, porque nunca será publicado.


Aliás, neste espaço um primeiro ponto que salta à análise é a centralidade da figura do Prefeito Eduardo Paes. Pode-se dizer que tudo que é veiculado gira em torno de sua imagem, sempre destacada visualmente. Para alguns pode ser normal, sem dúvida nenhuma, uma vez que ele é o representante maior do executivo. Entretanto, o esforço parece muito mais de exaltação de sua imagem enquanto realizador e mentor central do que acontece de “positivo” do que propriamente um canal de comunicação com a população.  Há, na parte inferior da página uma pequena área intitulada “Siga o prefeito”, onde disponibiliza-se seu perfil no orkut, twitter, facebook, myspace e BCYou, onde, supõe-se, a população poderia interagir com ele. Não precisa ser muito ingênuo para se perceber a ficção, ainda que muitos acreditem estar lidando com o indivíduo, como era possível ver a algum tempo atrás, antes de bloquearem a visibilidade para “não amigos”. As pessoas escreviam como se para ele fosse.


Para nós, este portal é uma mal disfarçada campanha permanente deste indivíduo a fim de se promover as custas do cargo que ocupa. Ele apaga a imagem da Prefeitura enquanto instância de representação da população eleitora e coloca-se no lugar, num esforço de tentar fazer com que as pessoas confundam-no com a Prefeitura. Assim, acredito, ele figura como o único capaz de fazer o que foi feito. É bom lembrar que dispõe de amplo apoio do Governo do Estado e da Presidência da República, o que sempre foi exaltado na sua campanha e ainda hoje. Isso significa mais grana para investimentos, sim, mas que ele capitalizará em benefício de sua imagem, que pode se reforçar cada vez mais. É um traço vicioso da política brasileira esse personalismo que se apresenta paternalista.


Ainda temos a questão do custo de se colocar no ar um portal desta natureza. Nestes tempos onde até os salários dos servidores o prefeito quer divulgar, quanto se gastou para fazer o Palácio da Cidade acontecer na internet? Quantas pessoas estão envolvidas na sua manutenção e gerenciamento? Quem são essas pessoas? Quem lhes paga? Qual o critério de seleção das publicações das mensagens enviadas pela população? E onde fica a história do corte de gastos? Uma estrutura de propaganda dos feitos do prefeito é mais importante do que o reajuste salarial dos servidores ou da merenda servida às crianças nas escolas? Em tempos de crise econômica, não se deveria gastar com propagandas, certo prefeito?


Nenhum comentário: