sexta-feira, 25 de junho de 2010

Reflexões pontuais sobre o Liberalismo, Serviço Público e outros temas V

No fim das contas, não gosto dessa polarização. Vejo gente exaltando isso, falando que "caminhamos para o modelo de democracia norte-americana..." Não me agrada mesmo. Tenho que maturar minhas algumas reflexões, mas a princípio, acaba favorecendo esses arranjos partidários, nas eleições onde, em troca de apoios, vendem-se cargos, em nome da governabilidade. Partido X apoiou o Partido B e, por isso, leva uma secretaria de algo...
A costura de alianças, no entanto, colocando outros atores em cena, também impede a figura dos "reizinhos".

Sobre a questão do governo FHC, do "porque corrigiu erros foi pior..." tem que ser levando em conta que o caminho escolhido não era, necessariamente, o único existente. Foi o projeto vencedor, foi o que "aconteceu". Mas não quer dizer que foi o melhor. Existiram outros projetos? Penso que sim? De que natureza eram, quais suas propostas...? As "receitas" da moda para a crise sofreram adaptações em diferentes realidades, arruinaram alguns, trouxeram resultados positivos em outros. O problema é que o "efeito colateral" é a vida humana prejudicada. Aí cabe aos historiadores apurarem isso, porque já tem um tempinho...

**********

Com relação à propaganda, eu não sei se me expliquei direito. O nacionalismo entra como elemento importante, mas não determinista, no meu entender.

Grosso modo: existe a propaganda (que não existe como algo sistemático e constante. Ela se refaz de acordo com o que encontra pela frente), e existe quem a recebe. Se ela encontra acolhida nestas pessoas, é porque estas pessoas, de alguma maneira concordam com ela. Já vivemos tempos mais difíceis que estes. Eu passei na pele isso (sem querer a legitimidade pela experiência). Sei qe teve gente a quem faltou tudo, ou quase tudo... Me recordo que sempre que se falava em salário mínimo, na década de 1990, o associavam ao custo da cesta básica. Se não me falhe a memória (porque na época eu queria jogar bola), muitas vezes, senão a maioria das vezes, seu custo era maior que o do salário mínimo. E as pessoas viveram isso... "tá longe, mas tá perto", no tempo. Repetia-se muito, também, que o salário mínimo era menos que 100 dólares... Juros altos... Se não se tinha inflação, também muita gente não tinha grana para comprar, as vezes o básico... Sem querer fazer apologia, mas hoje, como você observou, o salário mínimo aumentou e muito. ACHO que em torno de 300 dólares, certo? Então isso tudo, para mim, ainda tem ressonância na população. O cara pode comprar uma TV de LCD a prestações... Mas pode ter... isso mexe com as pessoas demais.

Fazendo uma reflexão bem apressada, acho que certas escolhas feitas nos governos anterios para estabilizar a economia levaram pouco em conta essa fatia, esmagadoramente maior, da população. Colocou-lhe excessivo peso nas costas...

Fazendo uma reflexão bem apressada, acho que certas escolhas feitas nos governos anterios para estabilizar a economia levaram pouco em conta essa fatia, esmagadoramente maior, da população. Colocou-lhe excessivo peso nas costas...

Some a isso o fato das pessoas, em sua maioria, se enxergarem no Lula (independente de nossas opiniões sobre ele), um do povo como eles. O FHC tem fama de falar difícil e escrever mais ainda... pode ser o jeito da pessoa mas, por incrível que pareça conta... é mais fácil passar imagem de arrogância, entende?

Então, acho que isso tudo conta. Tem mais coisa também, claro, como o nacionalismo, que é uma delas.

******************

Eu acredito em mecanismos não violentos para a obtenção do que se deseja. Me recusaria, tácitamente a participar de qualquer movimento armado a fim de implementar o regime de governo que julgo acertado. Acho uma profunda contradição as esquerdas, com as quais me identifico, cuja proposta é de humanidade (melhores condições para todos) assente os pilotis do mundo novo no sague de quem quer que seja. Penso que o projeto de sociedade de futuro que vencerá será aquele que conquiste as pessoas pelo coração. As armas, nas esquerdas ou nas direitas, não calam as idéias e as insatisfações de ninguém eternamente. Toda tirania, de qualquer lado do espectro político, passará... Vamos conquistar as pessoas pelo nosso exemplo, tratando os seres humanos com a dignidade que lhe dá a condição humana. Quando consigamos isso... Já escutou que o exemplo arrasta, certo?

"Precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo." Gandhi

Tudo de bom.  

Nenhum comentário: