quinta-feira, 26 de maio de 2011

PSD, o recém nascido multifaces


Eis que, após as últimas eleições presidenciais, políticos de longa data, que estão no cenário já há algum tempo, resolvem criar um novo partido, o PSD. A “sacação” foi do Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo. O novo “Partido Social Democrático” reúne personalidades que integraram os quadros do DEM (ex-PFL, ex-ARENA, ex-UDN), do PSDB e agora, ao que me parece, do PMDB. Meu Deus do céu! O que será isso? Segundo Kassab, “o PSD nasce com identidade própria, idéias claras, tendo um denominador comum: todos os seus integrantes defendem as liberdades individuais, a liberdade de imprensa, a economia de mercado.” [1] Mais adiante, dá uma indicação mais precisa: “O partido tem entre seus fundadores integrantes que estiveram ao lado da presidente Dilma na campanha. Trabalharam por sua eleição e se sentem compromissados com seu governo. Terão total liberdade para continuar dando esse apoio.” [2] No entanto, aqueles que não apoiaram Dilma Rousseff na campanha presidencial “a partir de agora se sentem liberados para votar a favor dos projetos que sejam compatíveis com suas convicções". [3]
Alguém entendeu alguma coisa? Falar em liberdades individuais é algo bem amplo. Liberdade, aliás, já nos dizia Cecília Meireles, é uma palavra que ninguém consegue explicar direito, ainda que a entendamos... Mas, pessoalmente, considero essa expressão, utilizada pelo fundador, muito voltada para os interesses liberais, no sentido conservador. Liberdades para aqueles que podem desfrutar dela, que tem possibilidades materiais. Liberdade de imprensa também é necessário, sem dúvidas mas, onde termina o direito da imprensa em informar e começa o “linchamento moral” que destrói reputações. Onde termina a liberdade de imprensa que hegemoniza meios de comunicação, possuindo empresas de rádio, TV, internet e jornal impresso? Será que, nesse caso, a dita liberdade de imprensa não será pautada por interesses de grupos econômicos com interesses de classe específicos, distante dos interesses das maiorias, dos mais pobres? Quanto à economia de mercado, espero que não seja pensada nos termos do que preconiza o liberalismo repaginado no final dos anos 70 do século XX, chamado Neoliberalismo.
Mas, congregando elementos dispares que, nas últimas eleições, apoiaram a Dilma e outros que não, como conciliar essa divergência de interesses? Será que se pretende, mesmo, conciliar essa divergência de interesses? Penso que não. A mim me parece que se trata de um partido de aluguel, de conveniências, onde políticos que estão desejosos por espaço, que fogem daquelas eminências pardas de seus partidos de origem, procuram respirar novos ares, a fim de estarem em melhor posição no jogo do poder. Essa fala de Kassab tem muito haver com a de Índio da Costa, que também deixou o DEM. Segundo Daniella Sholl,
O PSD (...) não terá cara. E não terá cara porque nasce sem formular o seu pensamento. A ideologia do novo partido, disse-me o secretário-geral Índio da Costa há poucos dias, será discutida depois que ele for criado. Como? Através de pesquisas qualitativas e quantitativas. Isto mesmo: o PSD vai defender as ideias e ideais que as pesquisas quali e quanti, como dizemos no jargão profissional, disserem que o eleitor quer. [4]
            Querem algo mais genérico que isso? Sinceramente, dá para emprestar legitimidade a um partido com esse pensamento fundador? Será que se tenta formular um novo PMDB? Sim, porque este é o dos maiores partidos do Brasil, herdeiro das tradições de oposição ao regime militar, ficou com a fama apenas, perdendo identidade para políticos com bases eleitorais nos diferentes Estados pelo Brasil. O PMDB é o partido que detém maior número de prefeituras pelo país. Será que o recém criado PSD não buscará ligar-se à tradição do antigo PSD, que tinha grande força no interior do país? É por acaso que eles já procuram fortalecer-se no interior de São Paulo? [5] Penso que não.
            Isso tudo escrevi para chegar ao que noticiou Fernando Molica, no Jornal O Dia de 26 de Maio de 2011, referindo-se à cidade do Rio de Janeiro. “União entre PMDB e PSD”. Luiz Antonio Guaraná, que fora do PSDB (será que passou pelo DEM?), agora no PMDB, iria, segundo o autor da matéria, para o PSD, a fim de ser o presidente do partido no município. O encontro teria sido no apartamento do governador do Estado, Sérgio Cabral, que fora do PSDB e que está no PMDB atualmente. Além de Guaraná, iriam para o partido a deputada Lucinha, que dispõe de grande força política na zona Norte da cidade e a vereadora Patrícia Amorim que, atualmente, ganha visibilidade por ser presidenta do Flamengo. Ambas também são do PSDB. Por enquanto, né? Desejariam formalizar apoio a Eduardo Paes, prefeito, que fora do PSDB, do DEM (na época PFL) e agora é do PMDB e a Sérgio Cabral. Kassab e Índio teriam oferecido o cargo de secretário geral do partido no Rio de Janeiro ao deputado André Corrêa, do PPS, líder do governo na Assembléia Legislativa.
            Repararam o troca-troca? Quanto se discutiu de projetos políticos para a população? Quanto se discutiu sobre Educação Pública de qualidade? É bom lembrar que NENHUM dos filhos destes políticos estuda em escolas públicas. Quanto se discutiu sobre Saúde pública eficiente e para todos? Vale lembrar que nenhum deles foi visto, algum dia, procurando atendimento em unidades públicas para seus familiares ou para si mesmos. Sinceramente, alguém acredita que eles estão interessados na população?
            Quase todo mundo torce por um time de futebol, mesmo que não acompanhe muito. Todo torcedor fica incomodado com o jogador que vive trocando de clube e, o pior, que ao trocar, beija o escudo do novo clube e diz que torcia pelo novo time desde criancinha. Ora, façam favor! Não dá para acreditar, né? Esse jogador é logo tachado de mercenário porque, nitidamente, está ali pelo dinheiro que irá receber, pelo benefício pessoal que vai retirar disso. O que pensar de um político que vive trocando de camisa ideológica (de partido)? Dá para acreditar que existe identificação dele com alguma causa ou apenas com a causa dos seus interesses particulares?  É para pensar, no partido novo e na reprodução de velhas práticas deploráveis. Guarde esses nomes. Lembrem-se deles nas eleições!


[2] Idem.
[3] Idem.
[4] Disponível em: http://www.megadebate.com.br/2011/05/psd-ideologia-pesquisada.html  Último acesso em 26 de Maio de 2011.
5 PSD mira prefeituras tucanas do interior Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,psd-mira-prefeituras-tucanas-do-interior,709407,0.htm Última consulta em 26 de Maio de 2011.

Nenhum comentário: