segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Reajuste não é aumento



            Segundo o Minidicionário “Aurélio”, em sua segunda edição, de 1989, “aumentar” significa: “v. t. 1. Fazer maior em extensão, número, matéria, etc. 2. Agravar. 3. Acrescentar (1). 4. Progredir, desenvolver-se. Int. 5. Crescer. § aumento sm.” A palavra “reajustar”, no entanto, significa: “v. t. Tornar a ajustar. 2. Brás. Tornar (ordenado, preço, etc.) proporcionado à elevação do custo de vida. § reajustamento sm.”
            A Coluna do Servidor, do Jornal O Dia, assinada pela Alessandra Horto, traz o seguinte título, em sua página 20: “Prefeitura do Rio deposita hoje salários com aumento.” (grifos meus). Abaixo, diz: “Reajuste de 6,56% entra nas contas de 150 mil ativos, aposentados e pensionistas.” Não houve aumento! Há alguns anos os servidores não têm aumento de salário. Salvo engano, o último foi na gestão do Cesar Maia, quando finalizava seu governo. O que os servidores receberam foi um reajuste. Como diz Gabriel Melgaço, “a reposição de inflação (6,56%) impede a PERDA DO PODER AQUISITIVO, mas NÃO PERMITE O AUMENTO DO PODER AQUISITIVO. Por isso não se fala em reajuste. Houve mero ajuste – CONGELANDO O SALÁRIO.” [1]
            Quando o Secretário da Casa Civil Pedro Paulo diz que “o servidor é peça fundamental na gestão” apenas usa de falácias. O servidor municipal NÃO é valorizado na atual gestão. As atitudes do poder Executivo não condizem com esse discurso bonito para a imprensa amiga. Ao mencionar que aumentaram o número de benefícios do Previ-Rio falta com a verdade. Os “benefícios” que agora coloca a disposição dos servidores são os mesmos que foram retirados no início do governo de Eduardo Paes [2].
            Triste que um jornal que já apreciei bastante desempenhe esse papel de caixa de ressonância de governantes descompromissados com o serviço público de qualidade.


[1] MELGAÇO, Gabriel. Servidores municipais do Rio terão apenas reposição de inflação nos salários de 6,56% e (ZERO) 0,0%de reajuste. Disponível em: http://gabrielmelgaco.blogspot.com/2011/06/servidores-municipais-do-rio-terao.html Último aceso em 1 de Agosto de 2011. Grifos do autor.
[2] OLIVEIRA, Marco Aurélio Gomes. Jornal O Dia, Governador Sérgio Cabral e Prefeito Eduardo Paes. Disponível em: http://observatoriopolitica.blogspot.com/2011/07/jornal-o-dia-governador-sergio-cabral-e.html Último acesso em 1 de Agosto de 2011.

Nenhum comentário: