sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Crack, é possível vencer... Em todos os bairros?



            Dada à proximidade com o Jacarezinho e Manguinhos, o bairro de Benfica também está cheio de usuários de crack que, na noite e madrugada, consomem a droga no ponto de ônibus da Av. Dom Hélder Câmara, no sentido Centro, ao lado da Marinha e em frente a um conjunto residencial. Além disso, também começam a estabelecer-se embaixo da marquise de um imóvel, também na pista sentido Centro, exatamente em frente ao parque gráfico do jornal O Dia. É angustiante a quantidade de pessoas que estamos perdendo para essas drogas. Encontram-se, estes seres humanos, em condições desumanas.
            Parece-me que é iniciativa do Governo Federal o programa “Crack, é possível vencer” (Veja: http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/home ). Este conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, além do Governo do Estado. Sei da existência de um container, deste programa, no bairro do Catete, onde são recolhidos usuários que desejem tratamento. Não disponho de dados estatísticos que possam fazer um “mapa do crack” na cidade, mas estou consciente de que Jacarezinho e Manguinhos (e os bairros do entorno) são, no momento, os que contam com maior número de usuários da droga. Dessa forma, gostaria que alguém me explicasse porque estes bairros NÃO POSSUEM um container destes, que recebem usuários em busca de tratamento? Qual o outro ponto, na cidade, onde os usuáriso de crack podem procurar, além deste que mencionei na Zona Sul? Não quero crer que se trate de um “privilégio” da Zona Sul. 
            Por fim, alguém poderia esclarecer quanto é o aluguel de um container destes? O do Catete foi alugado pela NHJ do Brasil (veja: http://www.nhjcontainer.com.br/ ).
            Em tempo: a imagem acima é de um pacote de crack, usado, que encontrei na calçada central da Av. Dom Hélder Câmara, em frente ao Prezunic de Benfica, na quinta-feira (09/08). Encontrei outro hoje (10/08). Nunca tinha visto isso antes. Indício de aumento no consumo da droga na região? Com a palavra, as autoridades “competentes”.

Nenhum comentário: