sexta-feira, 16 de agosto de 2013

E os Servidores da Saúde Municipal, quando despertam?



Tenho 10 anos na Saúde Municipal. Tenho OUTROS PLANOS, fora da Prefeitura, para um futuro próximo. Mas isso não faz esfriar meu ímpeto. Enquanto estiver, quero o melhor, em termos de salário e condições de trabalho. Estou tentando entender, neste momento, POR QUE os Servidores da SAÚDE não se mobilizam como os da Educação, os quais (sempre deixei registrado quando falo em mobilização) admiro. 

Conversei com meu chefe, que tem o dobro do meu tempo de trabalho. Pedi sua opinião a respeito. Ele também não soube "diagnosticar" a situação. Não me falou em sindicato, mas referiu-se a uma Associação de Servidores que existia na unidade. Fiquei, então, tentando lembrar de quantas vezes vi algum representante de sindicato nas duas unidades de Saúde que trabalhei. Sabem quantas? NENHUMA!

O SEPE é o Sindicato Estadual dos PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Ele é abrangente, diferente do SINMED-RJ (Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro) ou o SATEMRJ (Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem). O Sindsprev (Sindicato dos Servidores Federais na Previdencia, Saude, Seguridade Social) apesar do nome remeter à esfera federal, contempla os Servidores Estaduais e Municipais, talvez sendo o mais geral dos três. Mas parece não ter empatia com os Servidores Municipais, uma vez que, na vida cotidiana, no dia a dia de trabalho, não ouço falar dele.

"O que fazer, então?" Esta deve ser a pergunta de muitos Servidores da Saúde Municipal. Será que as Associações de Servidores Municipais, de suas respectivas unidades seria um caminho de começar uma mobilização? Quantas existem? Ou seria mais eficaz, um Sindicato "mais geral", nos moldes do SEPE? Acredito que os dois (Associações e Sindicatos) poderiam ser de grande valor para os Servidores da Saúde, tão fragmentados em suas categorias. Ou seria possível mobilizar sem a presença dessas estruturas? Nesta greve (LEGÍTIMA) dos Servidores da Educação, o SEPE parece desempenhar papel bem importante para a categoria, em termos de mobilização e defesa dos seus filiados. 

O que acham? O que pensam?

Servidores Municipais da Saúde, o "cavalo" pode estar passando selado na nossa frente e a gente não está percebendo...

Nenhum comentário: