domingo, 1 de dezembro de 2013

Saúde Pública sob intervenção

1 - Nesta semana o CREMERJ sugeriu o fechamento da emergência do Hospital Municipal Salgado Filho em função dos problemas enfrentados pela unidade, dentre outros, a superlotação e falta de profissionais. 

2 - Em 2005, acho que durante ou depois de uma epidemia de dengue (me corrijam, porque não lembro, exatamente o que disparou isso), o governo federal - Lula, do PT - realizou uma intervenção nos grandes hospitais da cidade do Rio de Janeiro. Os que anos antes haviam sido municipalizados (Hospital do Andaraí, Cardoso Fontes, Ipanema e o da Lagoa) tornaram às mãos do governo federal. O Souza Aguiar e o Miguel Couto entraram na dança, mas voltaram ao Município (na gestão de Cesar Maia, então PFL, atual DEM).

3 - Vocês poderiam pensar: "Bom, se ele começou falando do atual problema do Salgado Filho, pode estar sugerindo que o governo federal intervenha, novamente, na Saúde Municipal". Sim, seria minha resposta, SE...

3.1 - Não estivéssemos falando em governos de aliados (Eduardo Paes - PMDB na cidade do Rio de Janeiro e Dilma Housseff - PT, presidenta). Em 2005 a intervenção foi feita durante a gestão adversária de Cesar Maia (então PFL, hoje DEM). Eduardo Paes, que já se referiu carinhosamente a Lula e ao PT na época em que era relator da CPI dos Correios como "psicótico" e "Chefe de quadrilha", hoje é aliado.

3.2 - A situação dos Hospitais Federais na gestão de Dilma Housseff não é boa. No Hospital do Andaraí, por exemplo, andou faltando medicamento (até dipirona), e insumos como gaze...

4 - SE tanto os hospitais municipais quanto os federais estão na "MERDA", COMO O GOVERNO FEDERAL PODERIA INTERVIR, SE MERECIA SOFRER INTERVENÇÃO? Parece que Governo Federal (PT/PMDB) e governo municipal (PMDB/PT) estão empenhados, mesmo, no desmantelamento da Saúde Pública.




Nenhum comentário: