quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Se você não for "índio", não pode protestar a favor deles



Reparem no tratamento dado por dois grandes jornais cariocas às manifestações ocorridas ontem no Hotel Novo Mundo, no Flamengo.

1 - A primeira frase da matéria "Era para ser uma conversa de índio para índio (...)". Como assim, cara pálida? Com quem os índios estavam conversando? Ah, com a Secretária de Cultura (não diz se Estadual ou Municipal, mas sabemos que é a primeira alternativa). Adriana Rattes pode ser descendente de índios. Um estudo genético poderia dizer isso ou não. Mas... Na atual reencarnação, ela NÃO É ÍNDIA nem tem parentesco próximo;

2 - A legenda da foto que colocaram na matéria (só aparece a legenda e o pé da foto) e o segundo quadro insistem num ponto: os manifestantes NÃO TINHAM CARACTERÍSTICAS COMPATÍVEIS COM ÍNDIOS. Dos 50 manifestantes, apenas dois se enquadrariam no perfil de índio imaginado pelo jornal. Aliás, a Secretária Estadual de Cultura também não se enquadra nele. Ora, então se os manifestantes, "que seriam contra tudo e todos" são desqualificados por não serem índios, a representante do Estado do Rio de Janeiro também não deveria ser "índia" para dialogar com eles, já se tratava-se de uma conversa de "índio para índio"? No mais, o argumento proposto pelo jornal é perigoso. 

2.1 - Então, aqueles que durante a Segunda Guerra Mundial, nos países ocupados pelos nazistas, e que esconderam judeus perseguidos pela política racista de Hitler SEM SEREM JUDEUS erraram por ajudá-los? 

2.2 - Os brancos que eram contrários à escravidão de negros, no século XIX, não o deviam ser porque eram brancos? 

2.3 - Os brancos, os amarelos, os índios (e quantos mais vocês quiserem) não devem ser solidários aos negros que, ainda hoje, sofrem com o RACISMO no Brasil? 

2.4 - Não se deve ser solidário aos homossexuais que são vítimas de violências porque não se é homossexual?

Perceberam o abismo que a argumentação do jornal O Dia cria entre as pessoas? Se não for do seu grupo, religião, etnia, etc, DEIXE DE LADO. NÃO SE SOLIDARIZE, porque a causa NÃO É SUA. A causa dos índios, dos negros, dos homossexuais que sofrem violências É DE TODO SER QUE SE DIZ HUMANO. 

3 - O jornal O Dia não deixa clara a procedência dos manifestante nem dá voz à causa deles. Tentando fazer uma leitura a contrapelo, dá para deduzir algumas coisas. Ao citarem o índio Guajajara, que foi retirado à força da árvore do Museu do Índio, dá para deduzir que se tratava de pessoas solidárias aos que ocupavam este espaço. Guajajara reclama de FALTA DE DIÁLOGO e diz que os representantes indígenas ali presentes não os representavam. Os que estavam presentes ao encontro pareciam tentar articular uma proposta conciliatória com a Copa do Mundo, tentando auferir benefícios do evento, o que vários segmentos dos movimentos sociais vem criticando. No jornal O Globo (ver: http://oglobo.globo.com/rio/manifestantes-invadem-hotel-novo-mundo-no-flamengo-11105413 ) a secretária diz ser necessário discutir a Aldeia Maracanã. Ora, com quem? Com quem não estava presente antes? Ambos os jornais NÃO DÃO CONTA das propostas em disputa naquele momento. Não descem a especificidades de cada uma delas. Por quê? Receio que a adesão à proposta dos ocupantes da Aldeia Maracanã fosse mais aceita pelos seus leitores? Querem saber a que interesses os jornais servem? Não os deixe de ler e repare nos seus anunciantes, nos seus editoriais, na forma como impessoalizam ou irracionalizam as causas.

Nenhum comentário: