quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Aécio Neves e as Universidades Públicas

Samuel Pessoa é um economista da Fundação Getúlio Vargas e articulista do Instituto Millenium



Fará parte da equipe econômica de Aécio Neves, candidato do PSDB

O Instituto Millenium, de acordo com seu site, "promove valores e princípios que garantem uma sociedade livre, como liberdade individual, direito de propriedade, economia de mercado, democracia representativa, Estado de Direito e limites institucionais à ação do governo". É uma instituição Liberal.

Samuel Pessoa, de acordo com artigo publicado na Folha de São Paulo em 29/6/2014 e transcrito pelo site do Instituto liberal, defende que a Universidade pública COBRE MENSALIDADES de seus alunos na graduação




Um membro da EQUIPE ECONÔMICA de Aécio Neves, que diz que "O ensino universitário é um bem de natureza privada",  não vai influenciar nos rumos das Universidade, retirando-lhes o caráter PÚBLICO?

No Chile, a educação universitária é PAGA. Assista, abaixo, o documentário "A Educação de Pinochet". Um dos políticos entrevistados fala que a Educação é um bem de consumo. Parece que Samuel Pessoa, da equipe econômica do candidato à presidência do PSDB, Aécio Neves, também pensa assim.

No site "Opera Mundi" lemos:

"O sistema educacional chileno fomenta a desigualdade e a exclusão social. Esta é a conclusão de um relatório recém-divulgado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) que vai ao encontro das reivindicações do movimento estudantil chileno – que há meses realizam paralisações em todo o país pedindo uma educação pública gratuita e de qualidade.


Segundo o levantamento da Unesco, “o caso do Chile chama a atenção pelo alto valor do financiamento estatal a entidades privadas, o que termina gerando um mecanismo escolar de institucionalidade e funcionamento complexos. Estes parecem existir para atender, preferencialmente, à liberdade de ensino, e não à garantia do direito à educação por parte dos estudantes”." (Ver: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/18359/segundo+relatorio+da+unesco+modelo+de+educacao+chileno+gera+desigualdade+e+exclusao.shtml )

O documento da Unesco pode ser lido aqui: http://portal.unesco.org/geography/es/files/15017/13230888961Estudio-comparativo-UNESCO-Vernor-Munoz.pdf/Estudio-comparativo-UNESCO-Vernor-Munoz.pdf 

Querem correr esse risco no Brasil? Então, NÃO VOTE EM AÉCIO NEVES, DO PSDB, para a Presidência da República.

Nenhum comentário: